terça-feira, 17 de março de 2015

CONHEÇA OS PALESTRANTES DA MESA REDONDA EDUCOMUNICAÇÃO, GÊNERO E RAÇA/ETNIA

Esta mesa acontecerá no dia 11 de junho de 2015, no Teatro 40, das 9h00 às 12h15


Cláudia Regina Lahni– UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.Fez pós-doutorado (2014) em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutorado (2005) e mestrado (1999) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Jornalismo (1996) pela Faculdade Cásper Líbero e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). É professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom (do qual foi coordenadora em 2011-2012) e participa do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (PPGCOM-UERJ-CNPq). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismo (Faced-UFJF-CNPq). Feminista, lésbica, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Comunitário e Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária, rádio comunitária, comunicação e relações de gênero, educomunicação, imprensa sindical, participação e cidadania. Coordenou o projeto de pesquisa "Educomunicação e identidade: estudo de projetos de leitura crítica da mídia e sua influência na identidade e cidadania dos que neles participam" (2008-2010); coordenou o projeto de extensão em interface com a pesquisa (financiado pela Fapemig) "Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária" (2007-2010) e, entre outros, coordenou o projeto de extensão "Programa de Mulher" (2001-2007) - ambos trabalhavam educomunicação com adolescentes. 


Fernando Jorge Pina Tavares - UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro brasileira. Bacharel em Filosofia, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É vice-presidente da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Atuou, de 2008 a janeiro de 2015, como Vice-Reitor da Universidade de Santiago - Cabo Verde, Chefe de Departamento e Professor de Ciências da Educação. Atualmente é Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, em São Francisco do Conde – Bahia.




Nilma Lino Gomes - Atual ministra de Política da Promoção de Igualdade Racial. Nilma é pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  onde também fez o mestrado em educação. Ela tem doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado, em sociologia, pela Universidade de Coimbra (Portugal).  Em abril de 2013, Nilma foi empossada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção (CE). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014).


Maria da Graça Gomes Paiva - Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – RS. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, educação de professores, formação de professores e língua inglesa. Foi Consultora da UNESCO (2004-2010) nos Programas " Primeira Infância Melhor - PIM (SES/POA - RS) e " Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância & quot; (UNESCO, Gerdau e FMSS). É presidente da Associação Paradigmação - PAPS (Projetos Sociais). Coordena o " Sarau em Língua Inglesa & quot. Foi Senadora Suplente do Senado Federal (de 2006 até 2014) e, desde janeiro de 2012, é Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. A partir dezembro de 2013, assumiu as funções de Coordenadora do " Programa Primeira Infância Melhor, Porto Infância Alegre (PIM PIA)- uma política pública das infâncias, sócio educativa e preventiva de educação continuada domiciliar, que contribui para a redução das desigualdades sociais nas comunidades atendidas no município de Porto Alegre, RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário